Maslow (1908-1970) -

Menu:

A Teoria da Motivação/ Auto-Realização

Abraham Maslow (1908-1970) cooperou para a perspectiva humanista, desenvolvendo a teoria da motivação ou da auto-realização, baseado na hierarquia das necessidades que influenciam o comportamento humano, ao longo da vida. A busca pela auto-realização mobiliza o comportamento da pessoa para a satisfação das necessidades mais básicas às mais elevadas, promovendo o seu desenvolvimento.
Picture
        Neste sentido, para Maslow, o comportamento humano pode ser motivado pela satisfação de necessidades biológicas. Todavia, nem toda a motivação humana poderia ser explicada em termos de privação, necessidade e reforçamento. Existe uma hierarquia de necessidades que vão se manifestando à medida que as necessidades básicas, consideradas por ele de ordem inferior, são satisfeitas e, que evoluem em direcção a necessidades de ordem superior. Imediatamente surgem outras necessidades, cuja satisfação provoca o aparecimento de outras e, assim, sucessivamente.

            Esquematicamente, Maslow construiu uma pirâmide, que segundo ele, localiza esta hierarquia de sete conjuntos de motivos-necessidades:

        Necessidades fisiológicas – referem-se às necessidade vegetativas, de sobrevivência - oxigênio, fome, cansaço, sono, desejo sexual... que exigem satisfação cíclica. É a satisfação dessas necessidades que permite ao indivíduo dedicar-se a actividades que satisfaçam necessidades de ordem social.

        Necessidade de segurança
é o comportamento manifesto diante do perigo real ou não, físico ou abstracto, e de situações estranhas e não familiares, ou seja, a procura de segurança, o desejo de estabilidade, a fuga ao perigo, a procura por um mundo ordenado e previsível... Orienta a pessoa para a acção rápida em qualquer situação de emergência, como doenças, incêndios, etc. Deste modo,  tal como as anteriores possibilitam a sobrevivência da pessoa.

        Necessidades de afecto e pertença –  desejo de se associar, participar, relacionar afetivamente com o (s) outro(s) e de pertencer/ ser aceite pelos outro(s). A pessoa busca o afecto e a aprovação nas relações íntimas, bem como, nos grupos em que se insere.

        Necessidades de estima – conduz à procura de valorização e reconhecimento por parte do(s) outro(s). Quando essa necessidade é satisfeita, sente-se confiança e o valor que tem para o(s) outro(s). Neste sentido, as  necessidades de estima relacionam-se com o EGO (orgulho, auto-estima, auto-respeito, progresso, confiança, necessidades de reconhecimento, apreciação e admiração.

        Necessidades de auto-realização expressa-se pela transformação da realidade, pelo desejo de realização do auto-potencial (autodesenvolvimento, auto-satisfação), pela realização de planos e sonhos e pela concretização dos objetivos. 

        Necessidades de conhecimento e compreensão é a curiosidade, a exploração e necessidade de adquirir mais conhecimento. 

        Necessidades de estética
manifesta-se pela procura da beleza.

Picture
Bibliografia:

Ambrosi, S. F. (2005).O aspecto motivacional como fundamento básico para a aprendizagem e gestão do conhecimento organizacional. [consulta: 30 Abr. 2011]. Url: http://www.eeffto.ufmg.br/biblioteca/1812.pdf

Fazendeiro, S. R. (2010). Motivação e afetividade nas relações de aprendizagem: questões para pensar a educação física e seu ensino.[consulta: 30 Abr. 2011]. Url: http://www.eeffto.ufmg.br/biblioteca/1812.pdf

Tavares, J. & Alarcão, I. (2002). Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Coimbra: Almedina.

Tavares el al (2007). Manual de Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora.


Picture
Página Inicial "O Site"
Picture
Página "Movimento Humanista"
Picture
Página Seguinte "Princípios e técnicas"
Picture
Mapa do Site
Picture
TOPO