Introdução -

Menu:

Introdução

Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de factos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência.
Rogers (1970) citado por
Tavares et al (2007)
Picture
            Ao longo da história, diferentes autores tentaram explicar o processo de aprendizagem, desenvolvendo as designadas teorias da aprendizagem. Surgiram as teorias behavioristas/ comportamentalistas, as cognitivistas, a teoria da aprendizagem social, as teorias humanistas, tendo todas contribuído com príncípios de acção psicopedagógica/ técnicas de ensino que influenciam o processo de ensino-aprendizagem.
            

            A Abordagem Humanista...

Picture
...do processo de ensino-aprendizagem, enquanto terceira força, ocorreu em resposta a outras abordagens (psicanálise e behaviorismo), introduzindo ideias como: auto-aprendizagem - aluno enquanto centro do processo de ensino-aprendizagem, ser "activo", criativo, participativo, que "aprendeu a aprender"; Professor - o "facilitador" da aprendizagem; Escola - a "democrática", a promotora do desenvolvimento e da autonomia do aluno; valorização das relações interpessoais; conteúdos segundo os seus desejos/ interesses; "Não-directividade".

            Este movimento, assim como os restantes, levantaram muitas indagações e preocupações sobre a sua aplicação, sendo criticados pelas implicações que poderiam comportar para o processo de ensino-aprendizagem. Todavia, como referido, este movimento apresentou aspectos positivos a serem usados por exemplo na aprendizagem do adulto.

            O desenvolvimento do presente site referente ao tema Aprendizagem Humanista coaduna-se como estratégia de avaliação da unidade curricular de Tecnologias da Informação e Comunicação (Tic) e de parte da unidade Didáctica da Aprendizagem (Pedagogia) do Curso de Pós-Graduação em Supervisão Clínica da Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny.
            Assim, com a concretização deste trabalho pretende-se aplicar os conhecimentos teóricos das TIC visando a aprendizagem de técnicas e ferramentas de pesquisa, partilha de informação e colaboração on-line, bem como, de rever/ aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem e suas teorias, essencialmente, as teorias humanistas, com o intuito de aplicar assertivamente os seus pressupostos na prática de supervisão clínica em enfermagem.
            O desenvolvimento do presente instrumento ocorre em três capítulos: Aprendizagem, Movimento Humanista e Análise Crítica. Neste site, pode-se, ainda encontrar artigos e livros a consultar, um fórum de discussão de temáticas, um formulário de comentários, um Blog e links utéis.
            A metodologia a usar é descritivo-reflexiva baseada nos conteúdos teóricos transmitidos nas TIC e em pesquisa bibliográfica.
 

Bibliografia:

Tavares, J. (1998). Construção do conhecimento e aprendizagem. In: Almeida, L. S. & Tavares, J. Conhecer, Aprender, Avaliar (p.13-30). Porto: Porto Editora.

Tavares el al (2007). Manual de Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora.


Galeria Fotos

Picture
Página "O Site"
Picture
TOPO
Picture
Página Seguinte "Aprendizagem..."
Picture
Mapa do Site